segunda-feira, 7 de abril de 2014

Uma corrida histórica

Foto: AP
 Em uma semana em que Bernie Ecclestone disse que os sons dos motores da nova F1 são inadmissíveis e que Luca de Montezemolo disse que os carros pareciam taxis, a nova F1 deu, na pista, um tapa na cara de quem os critica e disse, também na pista, se você não que nos ver, vá embora. O GP do Bahrein já seria histórico por ser o 900 disputado da categoria, mas quis o destino que esse Grande Prêmio fosse abençoado. E foi, foi mágico, incrível, histórico e sem duvidas, entra para a galeria de um dos melhores do novo milênio. E lembre-se que tudo isso aconteceu sob luzes artificiais, já que quando foi dada a largada, já era quase noite no deserto.


Treino classificatório
Foto: Reuters

 No treino, nenhuma novidade, a Mercedes dominou e não deu chances a ninguem, a não ser seus pilotos, de brigarem pela primeira fila. Coube a Hamilton e Rosberg disputarem a pole. Antes disso, tivemos o Q1 e o Q2. Na primeira parte do treino nenhuma novidade, a não ser a Flexa de Prata e a Williams poupando equipamento, sem forçar muito, sem dar muitas voltas. Ficaram de fora os 2 carros da Caterham e os 2 da Marussia, ficaram pelo caminho também Adrian Sutil e Pastor Maldonado.

 Se no Q1 não houve surpresas, não podemos dizer o mesmo no Q2. A Mercedes marcou os 2 melhores tempos e deixou as outras equipes brigarem. Massa e Bottas marcaram exatamente o mesmo tempo e avançaram em oitavo e sétimo respectivamente, devido ao critério de desempate, que beneficia quem fez o tempo primeiro. Nico Hulkenberg que foi o mais rápido na primeira parte não avançou à terceira ficando apenas com o décimo segundo tempo. Outra surpresa foi o fato de Sebastian Vettel não passar ficando em décimo primeiro.

 No Q3, os pilotos puderam usar um pneu extra, e isso fez a diferença para a disputa. Nico Rosberg tomou a primeira posição do companheiro no final do treino, mas Hamilton ainda teve mais uma chance, que foi desperdiçada. Daniel Ricciardo fez o terceiro tempo, mas devido a uma punição, por erro de sua equipe, perdeu 10 posições no grid. Felipe Massa foi o oitavo e Bottas o quarto. Kimi Raikkonen finalmente ficou na frente de Fernando Alonso, fazendo o sexto tempo e Alonso o décimo.


A Corrida
Foto: AFP

 Felipe Massa teve uma largada magnifica, pulando de sétimo para o terceiro lugar. Hamilton também aproveitou para inverter as posições com seu companheiro de equipe. Assim Massa tentou se manter no ritmo das Mercedes, mas não dava, o rendimento dos carros da montadora alemã é muito superior a qualquer carro do grid. Sergio Perez que teve um bom inicio chegou no brasileiro e passou. Lá na frente, Hamilton e Rosberg tratavam um grande duelo, que a cada investida do alemão pra cima do britânico, deixava a equipe com o coração na mão. Mas nada de ordens mandando a briga se esfriar, no radio da equipe, reinava o silêncio.

 Aliás, as brigas entre pilotos da mesma equipe foram o ponto alto da corrida. As equipes liberaram, e os pilotos partiam pra cima sem ressentimento.  Em determinado momento da prova, Bottas e Massa disputavam lado a lado a terceira posição, assim com Perez e Hulkenberg disputavam a quinta. O brasileira se viu com pneus mais desgastados e adiantou sua segunda parada, e depois que todos as fizeram, Massa voltou na frente de seu companheiro. 

 A Williams estava em uma estratégia diferente, no entanto, Maldonado arruinou os planos da equipe inglesa, ao fazer Gutiérrez ver o mundo ao contrário e forçar a entrada do Safety Car.

Foto:AFP

 Após a saída do carro de segurança, os carros se juntaram todos, intensificando os duelos na parte final da corrida. Os 2 carros da Mercedes, os 2 carros da Force India, os 2 carros da Red Bull, os 2 carros da Williams e os 2 carros da Ferrari estavam todos juntos, nessa ordem. As Mercedes se distanciaram, e Lewis Hamilton mostrou porque é campeão do mundo. O britânico estava com pneus mais lentos que o de seu companheiro de equipe, mas conseguiu segurar Rosberg, que tinha ainda a asa móvel para atacar seu parceiro. Mas Lewis segurou, abriu e venceu a prova de forma heróica, fechando com chave de ouro, essa que tem as credenciais para ser uma das melhores provas do ano e que foi uma das melhores da F1 nos últimos tempos.

Foto: Getty Images

Após a corrida, a organização da Formula 1 disse que foi um show para o esporte, e eles estavam com razão.

Quem saiu vencendo ?
Foto: AFP

 Após a etapa do Bahrein, a Williams e a Force India se firmaram na busca pelo título de segunda equipe do grid. Após o bom inicio da McLaren, o time de Grove e o time da Índia mostraram que chegaram nesse ano para brigar frente a frente com as que dominaram os últimos campeonatos. E se na última semana eu disse que quem saia perdendo era Sergio Perez, hoje tenho que elogiá-lo. O mexicano fez uma grande prova e saiu com o terceiro lugar merecidamente.

Quem saiu perdendo ?
Foto: Photo 4

 Durante os testes de pré temporada, os carros com motor Renault estavam ficando para trás, como foi o caso da RBR. No entanto, a equipe Red Bull já começou a se encontrar com o carro e talvez o grande responsável por isso seja Adrian Newey, o grande projetista do time. Porém uma grande equipe do ano passado ainda não conseguiu se achar com seu carro, esse é o caso da Lotus, que esse ano conta com o dinheiro de Pastor Maldonado para poder desenvolver seu bólido mas ainda não o fez. Resta à equipe torcer para passar a etapa da China, para então poder trabalhar em um novo pacote aerodinâmico para Barcelona.

Classificação final
1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1h38m42s743
2) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) +1s085
3) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) +24s067
4) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) +24s489
5) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) +28s654
6) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) +29s879
7) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) +31s200
8) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) +31s800
9) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) +32s500
10) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) +33s400
11) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) +41s300
12) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) +43s100
13) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) +59s900
14) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) +1m02s800
15) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) +1m27s900
16) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) +1 Volta
17) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) +2 Voltas

 Não completaram:
Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) 40 Voltas
Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 39 Voltas
Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) 33 Voltas
Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) 18 Voltas
Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) 17 Voltas



Campeonato de Construtores
  1. Mercedes: 111 pontos
  2. Force India/Mercedes: 44
  3. McLaren/Mercedes: 43
  4. RBR/Renault: 35
  5. Ferrari: 33
  6. Williams/Mercedes: 30
  7. STR/Renault: 7


Campeonato de pilotos
  1. Nico Rosberg: 61 pontos
  2. Lewis Hamilton: 50
  3. Nico Hulkenberg: 28
  4. Fernando Alonso: 26
  5. Jenson Button: 23
  6. Sebastian Vettel: 23
  7. Kevin Magnussen: 20
  8. Valtteri Bottas: 18
  9. Sergio Perez: 16
  10. Daniel Ricciardo: 12
  11. Felipe Massa: 12
  12. Kimi Raikkonen: 7
  13. Jean-Eric Vergne: 4
  14. Daniil Kvyat: 3

 A Formula 1 tem agora um descanso e volta em 2 semanas com o Grande Prêmio da China, disputado em Shangai.
--------------------------------------------
Você pode me seguir no twitter: @arthurveiga11



Nenhum comentário:

Postar um comentário