domingo, 30 de março de 2014

A Formula 1 na Malásia, e uma Mercedes imbativel



Lewis Hamilton foi o dono do fim de semana na Malásia. O piloto da Mercedes mostrou seu valor nos treinos livres, no treino classificatório e na corrida. Dessa vez sem ter um problema em sua unidade de potência, o britânico mostrou que está apto á levantar o caneco novamente.

Treino de classificação

  
 O treino foi marcado pelo já habitual diluvio que cai nessa época do ano na Malásia. Após 50 minutos de atraso, Hamilton não deu chances para ninguém, e liderou as 3 seções do treino. A Williams, mostrou que tem problemas no piso molhado e não avançou ao Q3. Felipe Massa e Valtteri Bottas bem que tentaram, mas o carro da equipe de Grove é um carro que sai muito de traseira, e isso misturado com chuva não agrada. Massa ficou apenas com o décimo terceiro lugar e Bottas foi punido por atrapalhar Daniel Ricciardo e largaria da décima oitava.

 Na segunda posição do grid ficou com um inspirado Sebastian Vettel, que roubou a posição de Rosberg que ficou em terceiro. Fernando Alonso novamente foi mágico e levou sua Ferrari até o quarto lugar. O quinto foi Ricciardo seguido de Raikonnen. Hulkenberg tirou leite de pedra e levou a Force India á sétima posição.

A corrida

  A previsão para a corrida era de chuva, mas não aconteceu, e a Williams agradeceu. Logo na largada, Hamilton segurou a primeira posição e viu seu companheiro de equipe ganhar a posição de Vettel. Lewis logo se isolou na frente, e diferentemente da Austrália, ele não teve problemas, podendo assim, confirmar seu favoritismo. Isso não que dizer que não tivemos brigas. As Williams lá atrás vinham ganhando posições, e logo chegaram nos 10 primeiro colocados. Ainda na primeira volta, após uma tentativa de ultrapassagem de Kevin Magnussen, ele tocou Raikkonen, que teve um pneu furado. Magnussen foi punido mais tarde, e viu suas chances de brigar lá na frente irem para o espaço.

 A corrida foi se desenvolvendo sem muitas alterações até a parte final da prova, quando Vettel começou a se aproximar de Roseberg. Nico, no entanto, aumentou seu ritmo e deixou o piloto da RBR para trás novamente.

 Foi uma prova problemática para Ricciardo. O australiano vinha em uma boa  quarta colocação, quando seu mecânico não fixou corretamente sua roda em um pit-stop, e o piloto parou na saída dos pits. Ele teve de ser rebocado para a fixação da roda, perdendo muito tempo. Após algumas voltas, sua asa dianteira, quebrou-se repentinamente, fazendo-o voltar aos pits. Além disso, ele ainda levou um punição por sua equipe liberá-lo sem segurança. Assim Ricciardo voltou para os pits e abandonou.

 Faltando 4 voltas para o fim, a equipe avisou Massa, de que seu companheiro estava e mais rápido, e que o brasileiro não deveria segurá-lo. Massa não acatou a ordem da equipe e acelerou, fechando a porta para o finlandês. No fim, o clima na Williams ficou tenso.

Quem saiu vencendo ?

Nico Hulkenberg
 Fazendo um grande trabalho nesse inicio de temporada, o alemão vem encantando a todos levando sua Force India até onde ela geralmente não chegaria. Após ser sexto na Austrália, ele chegou em quinto na Malásia e não será nada surpreendente se ele figurar no cockpit de alguma grande equipe no próximo ano. Vale lembrar que Hulk, como é conhecido entre os pilotos, fez uma improvável pole-position no GP do Brasil de 2010, com uma Williams.

Quem saiu perdendo ?

Sergio Perez
 Duas temporadas atrás, muitos tratavam Perez como uma das maiores jóias da F1. No entanto, após uma apagada passagem pela McLaren, o mexicano tenta se reestruturar na Force India. Mas até agora, ele não mostrou a que veio, e vendo seu companheiro de equipe como um dos melhores do grid até agora, as coisas para Perez não parecem nada boas. O que nos resta é esperar para ver se Perez fará jus ao cockpit que lhe foi confiado.

Classificação final
  1. Lewis Hamilton  (ING/Mercedes)    1m40m25s974
  2. Nico Rosberg    (ALE/Mercedes)    + 17s313
  3. Sebastian Vettel   (ALE/RBR-Renault)    + 24s534
  4. Fernando Alonso    (ESP/Ferrari)     + 35s992
  5. Nico Hulkenberg    (ALE/Force India-Mercedes) + 47s199
  6. Jenson Button   (McLaren-Mercedes)   + 1m23s691
  7. Felipe Massa    (BRA/Williams-Mercedes)    + 1m25s076
  8. Valtteri Bottas    (FIN/Williams-Mercedes)    + 1m25s537
  9. Kevin Magnussen    (DIN/McLaren-Mercedes)  + 1 volta
  10. Daniil Kvyat    (RUSSTR-Renault)     + 1 volta
  11. Romain Grosjean    (FRA/Lotus-Renault)     + 1 volta
  12. Kimi Raikkonen  (FIN/Ferrari)     + 1 volta
  13. Kamui Kobayashi    (JAP/Caterham-Renault)  + 1 volta
  14. Marcus Ericsson    (SUE/Caterham-Renault)  + 2 voltas
  15. Max Chilton     (ING/Marussia-Ferrari)  + 2 voltas
 Não completaram:
Daniel Ricciardo   (AUS/RBR-Renault)    49 voltas
Esteban Gutiérrez  (MEX/Sauber-Ferrari)    35 voltas
Adrian Sutil    (ALE/Sauber-Ferrari)    32 voltas
Jean-Eric Vergne   (FRA/STR-Renault)    18 voltas
Jules Bianchi   (FRA/Marussia-Ferrari)  8 voltas
Pastor Maldonado   (VEN/Lotus-Renault)     7 voltas
Sergio Pérez    (MEX/Force India-Mercedes) 0 volta

Campeonato de Construtores
  1. Mercedes: 68 pontos
  2. McLaren/Mercedes: 43
  3. Ferrari: 30
  4. Williams/Mercedes: 20
  5. Force India/Mercedes: 19
  6. Red Bull/Renault: 15
  7. STR/Renault: 7

Campeonato de pilotos
  1. Nico Rosberg: 43 pontos
  2. Lewis Hamilton: 25
  3. Fernando Alonso: 24
  4. Jenson Button: 23
  5. Kevin Magnussen: 20
  6. Nico Hulkenberg: 18
  7. Sebastian Vettel: 15
  8. Valtteri Bottas: 14
  9. Kimi Raikkonen: 6
  10. Felipe Massa: 6
  11. Jean-Eric Vergne: 4
  12. Daniil Kvyat: 3
  13. Segio Perez: 1

 A próxima etapa da Formula 1, já é nessa semana, com a prova do Bahrein.
-----------------------------------------------------
 Você pode me seguir no twitter: @arthurveiga11.






Nenhum comentário:

Postar um comentário